11/06/2010

A salvação no Antigo Testamento











Alguns cristãos se sentem embaraçados quando lhes perguntam como eram salvas as pessoas no período do Antigo Testamento. Há alguns crentes que pensam que as grandes figuras do Antigo Testamento eram salvas simplesmente por serem de origem judaica. Este ponto de vista se baseia no entendimento de que as promessas de Deus a Israel foram dadas de forma coletiva; isto é, incluindo a todos e cada um dos descendentes de Abraão.
.
Encontram a base bíblica para essa afirmação em passagens como João 4.22, onde se lê que Jesus diz à samaritana que a salvação vem dos judeus. De fato esse ponto de vista era compartilhado pela maioria dos judeus nos tempos do apóstolo Paulo, como está evidenciado pelo tratamento que ele faz deste tema em Romanos 9. Também é compartilhado por muitos judeus contemporâneos e por um número considerável de cristãos. Porém todos os judeus são salvos? Ou melhor, todos os judeus haviam sido salvos antes da vinda de Cristo?
.
Um outro ponto de vista não menos contraditório do que o anterior é o que afirma que as pessoas no período do Antigo Testamento eram salvas pela fidelidade a lei. O problema deste ponto de vista é explicar como pessoas como Abraão, Adão e Eva ou muitos outros que viveram antes da entrega da lei, foram salvos. O que deve estar claro aqui, é que dificilmente alguém seria salvo pela obediência a lei, uma vez que a lei exigia do homem aquilo que ele não poderia dar. Na realidade, a própria lei condenava os homens (leia Rm 7.7- 25).
.
Por último, alguns afirmam que as figuras do Antigo Testamento foram salvas por cumprir os sacramentos; isto é, por cumprir com os sacrifícios e outros ritos específicos do código levítico. Como a salvação consistia no significado dos sacrifícios, este ponto de vista está mais próximo da verdade, se bem que não está de todo completo: porque a salvação não provinha dos sacrifícios, como tampouco provém do batismo ou da ceia do Senhor.
.
A resposta aos que nos perguntam sobre a salvação das pessoas no período do Antigo Testamento deveria ser que tais pessoas eram salvas do mesmo modo que alguém pode ser salvo hoje. As pessoas que viviam antes da vinda de Jesus, eram salvas pela graça mediante a fé em um redentor que havia de vir, do mesmo modo que atualmente uma pessoa é salva pela graça mediante a fé em um redentor que já veio.


por Adriano Carvalho
editor de Teologia do INPR Brasil



0 comentários:

 
INPR Brasil | by TNB ©2010