20/05/2010

Pressupostos iniciais para o estudo da doutrina da Trindade









Deus revela algo de sua complexidade na doutrina da trindade. Tudo o que conhecemos sobre a trindade o sabemos através da revelação que Deus realiza na bíblia, e ainda assim não a conhecemos bem. De modo que é muito fácil nos equivocarmos ao tratarmos desta matéria. Por isso devemos ser extremamente cuidadosos para não excedermos nem mal interpretarmos o que encontramos nas Escrituras.

.

Os cristãos de um modo geral creem como os judeus, que Deus é um. Entretanto, diferente dos judeus, os cristãos vêem uma pluralidade na divindade. Isso tem feito pesar sobre os cristãos a acusação equivocada de que crêem em três deuses à maneira dos politeístas. Mas isso não é verdade; como os judeus, os crentes são monoteístas, isto é, cremos em um único Deus. Podemos recitar em uníssono como os judeus: Ouve Israel: Jeová nosso Deus, é o único Senhor (leia Dt 6.4-9).

.

Esta mesma verdade aparece no Novo Testamento, que é exclusivamente cristão. Ali lemos que : “não há senão um só Deus” (1 Co.8.4).O Novo Testamento nos recorda que há “um Deus e pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef. 4.6). Tiago nos diz: “Tu crês que Deus é um; fazes bem”(Tiago 2.19).

.

Os oponentes do ensino da trindade afirmam que não há lugar para a trindade no versículo que citamos de Deuteronômio. O que eles não sabem é que o termo original hebraico para “único” é “ECHAD” que significa não um “uno” isolado, mas sim “uno” em unidade. E mais, na bíblia hebraica essa palavra não se usa nunca para significar uma entidade singular e isolada. É, antes, a palavra usada para falar sobre um cacho de uvas, por exemplo, ou quando nos dizem que as pessoas em Israel responderam como um povo. Um outro texto onde o termo “ECHAD” aparece é Gn 2.23-24. O que se sugere aqui não é que o homem e a mulher irão se converter em uma só pessoa, mas sim que de uma maneira divina se converterão em um “uno”. De uma maneira similar, porém não idêntica. Deus é um único Deus, porém, existe em três “pessoas”.

.

Uma grande dificuldade no estudo da trindade é a que existe para acharmos uma palavra que possa expressar a natureza das distintas existências dentro da divindade. A melhor palavra que temos é “persona”, que do latim é uma referência à máscara que um ator usava quando representava uma personagem em uma obra teatral grega. Porém quando falamos de uma máscara já nos desviamos do verdadeiro significado. Porque não devemos imaginar as pessoas dentro da divindade como sendo meramente a maneira como Deus de tempo em tempo se manifesta aos seres humanos. Este era o erro do sabelianismo e do modalismo.

.

A palavra grega mais comumente usada é “HOMOOUSIOS” que literalmente significa “UM SER”. Porém novamente, este nome produz um equívoco se por ele começarmos a entender que temos três seres distintos com três naturezas diferentes dentro da divindade. O reformador Calvino não estava satisfeito com nenhuma destas palavras. Preferia usar o termo “substância”. Embora esta palavra possa ser melhor que a anterior, não transmite muito significado a maioria dos leitores contemporâneos.

.

Na realidade, a palavra “pessoa” é a melhor escolha sempre e quando temos presente o que entendemos por uma pessoa. No linguajar cotidiano denotamos um ser humano, alguém que é apenas um indivíduo. É o conceito que temos em mente quando se trata de despersonificar alguém. Porém esse não é o significado que encontramos na teologia bíblica.

.

É possível ser uma pessoa completamente dissociada de uma existência corporal. Podemos, a modo de exemplo, perder um braço ou uma mão em um acidente, porém seguiremos sendo uma pessoa com todas as marcas de nossa personalidade. Aliás, de acordo com o ensinamento cristão, ainda quando estivermos mortos e nossos corpos entrarem em decomposição, todavia seguiremos sendo pessoas.

.

O que queremos significar é um sentido de existência que se expressa em conhecimento, sentimento e vontade.

.

Temos assim três pessoas ou substâncias dentro da divindade, cada qual com conhecimento, sentimento e vontade. As três pessoas são iguais na substância e nos atributos absolutos metafísicos e morais como o confirmam os versículos: Do pai é dito: “Desde o princípio tu fundaste a terra, e os céus são obras de tua mão” (leia Salmo 102.25). Do filho lemos: “Pois, Nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra... (Cl 1.16). Por último lemos do Filho: “O Espírito de Deus me fez” (Jó.33.4).

.

Nós cristãos cremos na doutrina da trindade não porque podemos entendê-la, mas porque a bíblia nos tem ensinado sobre ela. E qualquer oposição que lhe é feita, com certeza não será baseada em textos bíblicos de fácil compreensão.



por Adriano Carvalho
do Rio de Janeiro para o INPR Brasil






9 comentários:

Pr. Marcos Cavalcanti disse...

Bom dia Adriano Carvalho, Paz de Deus seja contigo (3 João 1:15) Existe um titulo com o seu nome ao lado que diz... Teológia com Adriano Carvalho...
Por muito tempo tenho pesquisado as escrituras sagradas e por algum tempo, também preguei e ensinei muitas coisas, depois de fazer analises com mais cuidado pude perceber grandes erros.
Não é verdade que as escrituras contém as palavras de Deus? E que tudo o que nela esta contido tem um, significado? Um ponto? Não é verdade também que todas as Igrejas, que se dizem seguidoras de Cristo e de seu Evangelho, usam a Biblia como fonte e base da fé que elas expressam? Sim é verdade.
Mais porque tanta divergência, Uma ensina que pode Batizar Criança, a outra diz que não, Criança não pode ser batizada, Outra é pentecostal porque acreditam que Atos 2, se cumpre em suas vidas, outras não. Outras dizem que esse movimento pentecostal não é o que eles que eles afirmam, Bom o fato é que, as divergências são claras e tão evidentes que a prova da diferença, se dá pelo fato de que, todos os dias surgem novas denominações.

27 de maio de 2010 às 07:07
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

Bom depois de muitas pesquisas Cheguei a uma só conclusão para isso. Alguém esta mentindo e enganando as pessoas e porque? Em (Efes 4:5) diz que há uma só fé... Portanto devemos crêr em um só ensinamento. Que isso significa? Que é impossível que todos estejam certos, è provável que um só esteja certo e o outro errado, é mais provável ainda que todos estejam errados, e foi isso que concluí e porque? Porque o evangelho que esta sendo anunciado hoje esta totalmente diferente daquele que foi pregado por Jesus Cristo e seus Apostolos.
E como foi que cheguei a esta conclusão? Seguindo o conselho do Sabio e esta escrito em (Ecles 7:27) que diz: Isto achei diz o pregador comparando uma coisa com a outra para achar a causa.
De acordo com Salomão, quando comparamos uma coisa com a outra poderemos achar a causa das coisas... Isto é verdadeiro, porque foi exatamente isto que, provei em minha pesquisa. Concluí que este evangelho que esta sendo anunciado por aí por todas as partes, é outro evangelho e não o evangelho que foi pregado por Cristo e seus Apostolos.
De acordo com Paulo o que devemos fazer se alguém vir até nós e nos anunciar, outro evamgelho? (Gal 1:8) diz... Mais ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho do que já vos anunciamos seja maldito.

Portanto existe essa advertência de Paulo nas escrituras e porque?
(Atos 20:29-31) que diz: Porque eu sei isto, que depois da minha partida entrarão no meio de vós, lobos cruéis, que não pouparão o rebanho e que dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si, Portanto vigiai...

27 de maio de 2010 às 07:07
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

Éis aí o motivo pelo qual o Apostolo registrou esta advertência. E de fato isto esta se cumprindo nos dias de Hoje, e esta em conformidade com as demais escrituras.
(2 Ped 1:19-21;2:1.) que diz...
E temos, mui firme as palavras dos profetas, à qual bem fazéis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça e estrela da alva apareça em vossos corações, sabendo primeiramente isto, que nenhuma profécia das escrituras é de particular interprétação Porque a profécia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos falaram inspirados pelo Espirito Santo, E também houve entre o povo falsos profetas como também entre vós haverá falsos Doutores, que introduziram encobertamente herésias de perdição, negaram o Senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmos, renpentina perdição e muitos, seguiram suas dissoluções pelos quais será blafemado o caminho da verdade E por avareza farão de vós negócio com palavras fingídas...
Esta é uma profécia proferida pelo apostolo Pedro que tería seu Clímax nos ultimos dias... É isto que estamos vivenciando agora em nossa época. Para provar leia:
(2 pedro 3:1-3) Que diz...
Amados escrevo-vos agora... ...Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do nosso Senhor e salvador mediante os vossos apostolos, Sabendo primeiramente isto que nos Ultimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo suas próprias concupicências... Nos Ultimos dias... Leia também (1 tim 4:1-2) Mas o Espiríto expressamente diz: Que nos ultimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espiritos enganadores, e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras...

27 de maio de 2010 às 07:08
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

não vejo os que se entitulam teológos combatendo estas coisas, apesar de terem tantos pontos de divergência, parace que existe algo que os unem, e isto é verdade. Existe de fato algo que os unem, Mais isto não é uma coisa boa.
Pelo contrário hoje por causa destes falsos pregadores a verdadeira doutrina esta como que oculta, Hoje o que existe não é fruto da verdadeira fé, mais sim fruto do Show da Fé.
Bom na realidade eu só passei por aqui pra escrever algo sobre a suposta: Santissíma Tríndade.
Eu li seu comentário sobre este assunto e antes que aja qualquer julgamento prévio ao começarem ler este escrito, não estou afirmando que haverá, mais estou apenas dizendo que no caso de não haver concordância inicial não ignórem assim de cara. Para isto Gostaria de recordar-vos as seguintes palavras. Em Primeiro lugar responder antes de ouvir é estulticia e vergonha. (Provébios 18:13) Isto foi proferido por Salomão e não deve ser desprezado...
Em (Tiago 1:19) diz...
Sabeis isto meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Portanto não sabio já sair logo falando, Antes de se quer ouvir, ou pesquisar foi isto que fiz ao seu Artigo, portanto gostária de que o fizesse também e depois de analisar ai sim você também terá o direito de refutar e por favor o peço que faça se assim puder provar o contrário.
Vamos começar:
Em primeiro lugar este termo, Santissíma Tríndade: Não esta na Biblia, este termo foi criado pela Igreja Católica de Roma. Tudo o que a Igreja Católica inventa é falso, como Purgátorio e Missa Por ex:

27 de maio de 2010 às 07:09
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

O que diz esta doutrina?
Em seu comentário você ilustrou muito bem a parte inicial do discurso, Você escreveu a respeito da Palavra em Hebraico que o termo “Echad” isto esta correto. E porque? Vamos perguntar para as escrituras, que parte de dentro da divindade Jesus esta? Leia (João 1:18) que diz:
Ninguém jamais viu a Deus, O Deus Únigenito que esta no seio do Pai este o deu a conhecer.
Vamos analisar este verso a luz do “Echad” O que implica o “Echad”? Que Cristo é um: Com Deus Paí correto? Sendo da mesma essência, que compõe a divindade com o seu Paí e com o Espirito Santo.
Até aqui esta corretissímo, Agora, você escreveu que as três pessoas da divindade, o que já quero ressaltar, que esta sim é a forma correta, de dirigir as três pessoas o Paí o Filho e O Espirito Santo.
E não Tríndade que não é Biblico e que foi invetado pela Babilônia. Diferentemente do primeiro termo que é Biblico (Colos 2:9) que diz:
Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
Portanto o termo divindade é Biblico e em Cristo habita toda a plenitude dela.
Agora o que não é Biblico é que os três são exatamente iguais em poder Glôria honra e louvor e majestade, isto não esta na Biblia e não é um ensinamento das Escrituras. Vamos pedir o auxílio do Próprio Senhor Jesus Cristo, Deixemos que ele nos diga, que Critérios devemos usar para obtermos essa conclusão.
(João 13:16) diz:
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior que o seu Senhor nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
Vamos analisar este verso, De acordo com Cristo, O servo não é maior que o seu Senhor, nem aquele que foi enviado maior do que aquele que o enviou... Agora vamos perguntar novamente para nosso Senhor quem foi que o enviou, usando o seu Critério. (João 5:23) que diz:
Para que todos honrem ao filho, como honram o paí. Quem não honra o filho não honra ao o pái que o enviou.

27 de maio de 2010 às 07:10
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

Portanto quem enviou Jesus? Foi o paí correto? De acordo com o Próprio filho ele foi enviado pelo Paí. Agora utilisando o Critério estabelecido Por Cristo de que não é o enviado maior do que aquele que envia, Se Deus Paí o enviou quem é maior?
Deus é maior, Portanto eles não são iguais majestade e poder... Vamos ver outro verso.
(João 14:28) diz:
Ouviste o que eu vos disse, vou e venho para vós se me amásseis, certamente exultaríeis por ter dito: Vou para o Paí porque ele o Paí é maior do que eu.
Para provar leia
(João 10:29) diz:
O meu pái que mas deu, é maior que todos... Deus paí é maior do que todos.
O prórprio Cristo nunca disse que ele era igual a Deus paí, Você não pode ler nenhum verso que prove que Cristo é maior do que o Paí, Mesmo agora depois de ressurreto. Ele Cristo esta subordinado a Deus. Vamos ver o verso.
(Lucas 22:69) diz:
Desde de agora estará sentado o filho do homem a mão direita do poder de Deus.
Eu pergunto isto se cumpriu? Vamor ver o verso
( Apoc 5:7) diz:
E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
Quem é este que estva assentado a destra do trono? É Cristo. Cristo esta a destra de Deus paí,

27 de maio de 2010 às 07:10
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

E onde esta Deus pái? Vamos ver o verso, (Apoc 4:9) que diz;
E quando os animais davam glôria, e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono. Portanto Deus paí esta assentado sobre o trono, e o Cordeiro a sua destra. Para provar vamos ver e ler (Apoc 7:10-12) diz:
E clamavam com grande voz dizendo: Salvação ao nosso Deus, que esta assentado no trono e ao Cordeiro, E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos e dos quatro animais e prostraram-se dinate do trono sobre os seus rostos, e adoraram a Deu, Dizendo: Amém e louvor, e glôria e sabedoria, e ação de graças, e honra e poder e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
Esta é uma profécia do final de todas as coisas, e no final Deus estará no trono e o Cristo a sua direita. Para provar vamos ver outro verso.
(1 cor 15:24-28) que diz:
Depois virá o fim, quando tiver entragado o reino a Deus o paí, e quando houver aniquilado todo o Império, e toda a postetade e força, porque convém que reine até que hajá posto todos os seus inimigos debaixo de seus pés, ora o ultimo inimigo que há de ser aniquilado é a morte, porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Más quando se diz que todas as coisas lhe estão suheitas é claro está que se excetua aquele que lhes sujeitou todas as coisas, e quando todas as coisas lhes estiverem sujeitas, então o próprio filho se sujeitará aquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.
Esta é a verdade sobre este assunto. Cristo pelas escrituras não é maior do que Deus paí, nunca foi e nem será porque no fim ele próprio, se sujeitará. Assim como esta escrito.
Devemos crêr no que esta nas escrituras e não o que foi dito por Monges, Papas, e teológos que não podem ler os versos, das coisas que eles afirmam. Se Cristo disse que o pái é maior, então o Paí é maior, Se os seus Apostolos testificam isso então porque dúvidar disso? Os próprios anjos testificam isso, os anciãos todos aqueles que são verdaeiros afirmam isto. Agora vamos deixar de crêr nas coisas que estão escritas? Para acreditar no quê? nas coisas que não se podem provar? E que são conjecturas? Qual é a dificuldade em crêr nestes versos? todos eles foram escritos por homens inspirados por Deus.

27 de maio de 2010 às 07:11
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

. (2 Ped 1:20-21) que diz:
Sabendo primeiramente isto: Que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretáção, Porque a profecia nunca foi produzuda por vantade humana, mais os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espirito Santo.
Portanto o que esta nas escrituras não deve ser interpretádo com aquilo que eu penso ser, Mais a própria escritura tem sua própria interpretáção...
As perguntas feitas devem ser respondidas com versos, e não com a nossa própria mente, usando a nossa própria sabedoria, devemos a Biblia falar, tudo o que escrevi neste escrito, são versos Biblicos, e que não foram escritos nem por mim nem por qualquer um que tente usa-los...
Não devemos alegorizar as coisas com conjecturas, se esta escrito na Biblia, devemos crêr e não dúvidar. O que não se pode ler nas escritutas não pode ser ensinado como se estivesse la. Isto se chama acréscimo. E existe muitas advertências nas escrituras que nos proibem fazer tal coisa.
Esta é a grande diferença entre o pregador fiel e o infiel. O fiel ele se contenta com aquilo que esta escrito. Vamos ver isto na Biblia. (1 tim 6:3-4) diz:
Se alguém ensina outra doutrina e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade é soberbo e nada sabe...
E porque devemos se conformar com as sãs palavras de nosso Senhor? Porque elas são puras. Vamos ver e ler. (Salm 12:26) diz:
As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro purificada sete vezes.

27 de maio de 2010 às 07:12
Pr. Marcos Cavalcanti disse...

Portanto não precisamos fazer acréscimo algum, tudo o que precisamos é falar palavras que estejam de acordo, que sejam segundo as escrituras. (1 ped 4:11)
Se alguém falar fale segundo as palavras de Deus...
Se o que afirmamos não esta de acordo com as palavras de Deus, e além de não esta de acordo nem estão escritas lá, então não podemos proferir essas palavras como se fosse palavras de Deus, E dizer aqui Deus diz isto, ali Deus diz aquilo, sendo que não ha versos, isto é acréscimo...
E todo aquele que fizer tal coisa será castigado por Deus.

27 de maio de 2010 às 07:13
 
INPR Brasil | by TNB ©2010